Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Feliz ano novo chinês



Tá,sei que o Ano novo chinês foi dia 23 porém não dive tempo de postar :P

As coisas estão muito corridas ultimamente.Eu realmente não endento como meu irmão faz pra ir no serviço,Senai e ainda se manter acordado (quando eu começar a trabalhar dai vai ser foda =.=°).



   
Bem, como eu já avia falado esse é o ano do Dragão, mais especificamente o dragão d'água afro-descendente negro (Yang).
Este ano terminará dia 10 de Fevereiro de 2013.A cada ano a data muda já que o calendário chinês é lunar.

Este é o ano 4710 (lembrando que eles não crêem em cristo senhor obvious attack ).

Eu particularmente mau esperava o 2011 passar.Vai lá Dragão!!! Mate o maldito coelho!


                          feliz ano do apocalipse



As características do dragão:

Dinâmico, inteligente, otimista, auto confiante. Assim será o ano.


O dragão (sejá qual for) simboliza poder e riqueza.Isto leva astrólogos á crerem que será um ano de poder,dinheiro e negócios já que o elemento água ressalta: Liderança, inovações,sensibilidade as necessidades alheias e diplomacia.
O dragão d'água é pacífico e age com sabedoria, ao contrário dos demais.
Porém dizem que o dragão faz o povo gastar (já sei o signo dos meus pais).

Ele também favorece sociedades,empreendimentos  e até casamentos.Muitos chineses planejam der filhos nesse ano pois diz-se nas lendas que crianças que nascem sob o Dragão são bem-sucedidas na vida.


Ps: O dragão é preto com a língua bifurcada vermelha (vish...)


Água Yang  é como um rio torrencial, ou como o oceano, insondável, difícil de controlar, de compreender e de segurar, mas, ao mesmo tempo, generoso e doador.
Dragão: Dinâmico, inteligente, otimista, autoconfiante, carismático, impaciente, volúvel, irritável, orgulhoso, dominador.


Dizem também que este ano está sujeito a desastres envolvendo água (tá explicado paulistas).E que o Oeste será favorável porém o Sudeste deve ser evitado *poker face*.





Costumes:

A festa do Ano Novo Chines possue forte simbologia, como já devem der percebido.É a data mais importante no calendário.A data é conhecida como "Festa da Primavera".

Na véspera do Ano Novo o pessoal costuma fazer limpeza geral (isso também é comum no Japão,até onde sei): Limpar a casa, cortar o cabelo, colocam oferendas aos deuses,fecham as contas, deixam tudo em ordem.
A cor vermelha por ser Yang e vibrante é a cor "símbolo" da data. As mulheres costumam usar vestidos novos nessa cor pra dar sorte.Outras cores usadas são o roxo e o amarelo.
Os mais velhos costumam colocar dinheiro num envelope vermelho (Hong bao) e dar aos mais novos como símbolo de sorte e prosperidade (algo parecido com o costume do bom-principio brasileiro).

As pessoas enfeitam casa, lojas e estabelecimentos com as tradicionais lanternas vermelhas, fitas e flores.
Pelas ruas há também as conhecidas danças do Dragão e do Tigre, fogos de artíficio, música e acrobacias que complementam a festança. 



Também ouve um festival em São Paulo, e sim, há um número até grande de chineses no Brasil (mas todos são confundidos com japas).




Estou postando vídeos do evento pra quem (como eu) não compareceu.


Evento brasileiro:






Mais vídeos:

chenchines's channel



Agora que nodei que minha sobrinha vai nascer sob o Dragão, que massa...

Feliz ano novo pra vocês, até mais nakamas!




   



Nenhum comentário:

Postar um comentário