Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Você escolhe o que fazer com o medo que sente




                                                               arte por Goro Fujita



  Iniciei o estudo do livro "Pai rico, pai pobre" junto com "o cérebro com foco e disciplina". Mas as mudanças que percebo são de algo que já venho praticando a muito tempo.
 Grande parte do que ocorre em nossas vidas é parcialmente fato e parcialmente nossa percepção da situação. Com nossas memórias, gostos e desgostos vamos tirar a conclusão de uma situação como positiva ou negativa. Logo, por exemplo, a situação em que recebemos dinheiro dos nossos pais. Por si só é uma experiências neutra, se somos mais independentes podemos vê-la como negativa, nos recusando a ser sustentados por eles ou ver como um momento positivo se não nos importamos ou se somos gananciosos.  Isso é a nossa percepção somada à situação.
  Eu poderia dar diversos exemplos mas vou acreditar na esperteza de vocês.

 Vendo diversas pessoas com mentes completamente diferentes percebo as mais variadas interpretações de uma diferente situação. Você já deve der notado as diferentes opiniões entre trabalhadores de exatas e humanas quando ao atual governo, a tendência é que as pessoas de exatas vejam o lado econômico e as de humanas o lado social (mesmo que no fim politica seja as duas áreas e ao mesmo tempo completamente diferente).
 Assim é com nossos medos.

 Sou uma pessoa  de exatas se formos levar em conta personalidade. Por der um interesse em ciências humanas acabei indo estudar teatro, porém nunca fui falante. Tive problemas sociais na adolescência e jamais tive aquela conversa com os pais de "como vai as amizades" era sempre sobre as matérias que teria de aprender. Minha personalidade fechada, as más experiências e a falta de contato com outras crianças tornaram-me calada e medrosa, sempre dizendo a coisa errada na hora errada. Havia passado por dois anos estressantes com pessoas que odiava fazendo oque não gostava e lá estava eu, um ano se passara e então me matriculava no curso de teatro com um sorriso no rosto e a ilusão de ser estrela de cinema e der minha aguardada possibilidade social.
 "possibilidade social", saber o que fazer, oque falar e como. Tantos introvertidos desejam isso e nenhum deles consegue. Ora não desejo que contrarie sua natureza, se estar só lhe deixa feliz, ótimo. Mas somos "copycats", macacos de atenção, desejamos popularidade e a maioria não fica só por desejo.


A arte da mentira e de mentir pra si mesmo



A classe começou com quase trinta alunos, estamos com doze agora. Não é tão fácil quando parece, decorar textos é só parte do processo. Grande parte está em der resiliência. Cheguei a várias conclusões interessantes com o tempo de curso, as mais importantes:


A maioria das coisas que você acha que os outros pensam são pensamentos seus
Se não puder acreditar, minta até virar verdade
Atores precisam der o ego do tamanho do mundo
As vezes contrariar seus instintos é a melhor coisa que você pode fazer




A maioria das coisas que você acha que os outros pensam são pensamentos seus

Imagine a situação: Você acaba de chegar num novo trabalho, logo no início fica cheio de problemas pessoas mas não se justifica a ninguém, por consequência não confraterniza com a nova equipe. Passa o primeiro mês e nada de conversar com eles direito. Suas antigas experiências de amizade foram destrutivas e quando alguém do novo emprego de chama pra sair você inventa uma desculpa pra não comparecer, com medo de repetir a antiga experiência. Com o tempo você deixa de estar sobrecarregado e vai atrás dessas pessoas. Uma simples justificativa poderia resolver tudo? Até que sim, mas nem sempre há essa possibilidade, e se você está lendo está parte do post então não parece este o tipo de atitude que tomaria.
 Assim faz nossa personagem, deixa rolar, fica esperando a próxima oportunidade, mas acontece que ela nunca virá, já tiraram a conclusão de que ele era do tipo que não valia a pena, e assim são muitas pessoas, elas julgam que todos tomam as decisões com base em valores 24 horas por dia. Você começa a achar que eles são o problema "devem ser iguais as pessoas que conheci antes" conclui. Logo se riem, se apontam, se tiram sarro com você é provavelmente fruto de algum plano de sabotagem maior. Mas então uma novidade: Você não é o centro do universo e nem todas as pessoas são iguais.
 Entender os tipos de personalidade te ajuda a entender porque as pessoas agem de certas formas em grupo. Uma zoeira pode ser um "vamos!quero que você participe também" uma bronca pode ser um "eu quero o melhor pra você". Julgar as coisas de forma simples sem ver o contexto é, desculpe, uma coisa infantil. E se digo isso é porque sou essa pessoa infantil e estou crescendo da maneira mais difícil.


Se não puder acreditar, minta até virar verdade

 Agora pense que alguém quietão vai realizar uma atividade que exige expressão. Vou usar o exemplo do teatro pois é na minha experiência que se baseia este texto.
 Essa pessoa quietona vai atuar e logo trava. A voz não sai, os movimentos são uma desgraça, se soltar e dançar em público nem pensar. E ai está um bom motivo pelo qual as classes de teatro começam com mais alunos do que terminam (além do fato de acharem que é uma profissão fácil) é como se os tímidos fossem raspados. Mas essa pessoa tímida não desiste, quer aprender a falar melhor e gosta do que faz mesmo que faça mal. Mas o problema talvez seja que sabe que o faz mal. Os meses passam e falta a vários ensaios, só o desafio de falar melhor não consegue sustentar sua motivação. Ele evolui pouco e continua sendo criticado (mesmo que com as melhores intenções do mundo). Ele pensa em desistir e pra se animar toma um bom banho e se arruma antes de ir ensaiar. Olha pro espelho antes de sair de casa e diz "você é o máximo, o mais foda que conheço!". Depois disso seu rendimento melhora, ele permanece com os mesmos defeitos mas sua energia é diferente, seu animo foi renovado e ele se solta mais.
 Desenvoltura social tem muito de atuação no começo. É uma mentira pessoal que você conta. Você não vai ser um  cara popular se não acreditar, você não vai ser influente se não achar que é. Trata-se de uma energia que deve ser contantemente renovada.
Então eu tenho que "me achar"?
Não, você não precisa ser egocêntrico, mas nunca confunda humildade com ser servil e medroso. Por favor nunca cometa esse erro.


Atores precisam der o ego do tamanho do mundo

 Estar no palco, fazer algo que está sobre contante observação dos outros necessita de uma resiliêcia enorme. Tem de se saber receber criticas e não se pode der medo das pessoas mas ama-las e abraçar sua energia. Você deve amar seu público. Assim também é quando você fecha um negócio ou entra em contado com um cliente, talvez com menos do ego de um ator, ok. Mas não tema as pessoas mais do que elas de temem, mas do que é estritamente necessário para sobreviver. Abrace mais o mundo  e ame a si mesmo pois você é todo o significado da sua vida.


As vezes contrariar seus instintos é a melhor coisa que você pode fazer

 Já ficou claro que estas são as observações que fiz nesta jornada de curso (queria tornar as coisas menos pessoas pra que vocês também sentissem). Muito do medo que sentimos é como interpretamos ele. Se acreditamos que todas as pessoas são ruins logo elas são.
Acredito que um pensamento vicioso pode ser tão ruim quando um tumor.
 Todo meu processo foi sobre contrariar meus instintos e meus pensamentos viciosos. Minha mente dizia "você é uma pessoa ruim" "os outros vão de machucar, se aproveitar de você" "você nunca vai conseguir seguir essa carreira" "nunca vai ser boa o bastante" e nós estamos programados para acreditar no que nossa mente diz, mesmo quando é algo ruim ou esquisito demais. Eu escolhi não acreditar. Mas confesso que isso ainda me causa muita ansiedade.
 As vezes contrariar nossos instintos é o melhor a se fazer porque as vezes temos um pensamento tão enraizado que deixamos de nota-lo, ele nos limita e nos culpamos a nós ou as outras pessoas e não notamos aquela vitrola emperrada ditando as mesmíssimas palavras. Quebre está porra logo!

 Você escolhe oque fazer com seus medos pois escolhe como olhar para eles.
 Não é fácil. Quando pequena minha mãe disse "os homens são maus" e "você vai se machucar lá fora" e até hoje é dificil não acreditar nisso, mas é necessário mudar nossas mentes se quisermos nos superar. Superar obstáculos tem muito de superar a si mesmo e eu espero com amor no coração que eu tenha ajudado mesmo que minimamente você a se superar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário